Um grupo de 122 deputados federais apresentou nesta terça-feira (20) à mesa diretora da Câmara, um pedido de impeachment do presidente Lula da Silva. O motivo são as recentes declarações sobre o holocausto e Israel.
Mas, dentre os oito deputados da bancada do Amazonas, somente o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL) assinou o pedido de impeachment.
“Mais uma vez, o Brasil está passando uma vergonha internacional imposta por falas desastrosas do presidente Lula. Com sua declaração, Lula desonrou a memória de 6 milhões de judeus, assassinados pelos nazistas, além disso abriu uma crise diplomática entre os dois países e por tabela colocou um alvo em direção ao nosso país que pode passar a ser visto como aliado do Hamas”, justificou Alberto Neto.
O parlamentar, que classificou as falas de Lula como “desastrosas”, disse também que a manifestação do presidente da República é extremamente ofensiva a Israel e seu povo.
“É preciso ensinar diplomacia ao presidente e alertar que quando não se sabe o que falar é melhor ficar calado, pois o Brasil e os brasileiros não podem responder pela falta de noção do presidente da república”, declarou Alberto Neto.
Crime de responsabilidade
O pedido de impeachment apresentado tem base na Lei 1079/50, Art. 5º – crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 – cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade.
Já a autora da iniciativa, deputada Carla Zambelli (PL-SP), alega que as declarações de Lula configuram crime de responsabilidade de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal.
“Não se pode comparar o incomparável. Nada se compara à maior tragédia da humanidade, que foi o holocausto, que vitimou 6 milhões de judeus, além de diversas minorias. É injustificável, leviana e absurda a afirmação do presidente da República”, declarou Zambelli.
Na avaliação da parlamentar, é uma afronta aos judeus, aos descendentes do horror do nazismo e algo que só fomenta o crescimento do antissemitismo no Brasil.
“A corte internacional de Haia não acolheu a mentirosa acusação de que Israel pratica genocídio, mas Lula, de maneira inconsequente e irresponsável, continua suas bravatas, sempre omitindo o fato de que foram os terroristas do Hamas que invadiram Israel, matando, mutilando, estuprando e sequestrando bebês, crianças, mulheres, homens e idosos”, ressaltou Zambelli.
Por conta disso, os 122 deputados federais fizeram o pedido de impeachment, pois, o mandatário da Nação, teria exposto a população a perigo de guerra. Logo, o impeachment se revela medida da aplicação da Justiça.
Assinaturas da base
Levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, a maior parte dos deputados que aderiu ao pedido é filiada ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e principal legenda de oposição ao governo Lula, com 72 signatários.
O Novo foi o primeiro partido a se posicionar de forma favorável oficialmente ao pedido nesta terça. Até siglas com representação nos ministérios de Lula abrigam parlamentares que assinaram o requerimento.
O União Brasil, que possui dois ministérios (Comunicação e Turismo), tem 12 deputados entre os signatários.
Por outro lado, o PSD, com três ministérios (Agricultura, Minas e Energia e Pesca), é a sigla de quatro parlamentares que assinaram o pedido. Assim como o MDB, que também possui três pastas no governo federal (Cidades, Planejamento e Transportes), é a legenda de três signatários.
Apesar de os partidos integrarem a base de apoio, deputados fazem oposição ao governo na Câmara.
Trâmite
O avanço do pedido de impeachment contra o presidente Lula da Silva depende unicamente da vontade do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Além disso, não existe uma quantidade mínima de assinaturas necessárias para instaurar um pedido de impeachment e a decisão de aceitar ou não o pedido está sob a responsabilidade do presidente da Câmara. Este é o sétimo pedido de impeachment apresentado contra Lula.
Saiba quais são os 122 deputados federais que assinaram o pedido de impeachment de Lula:
- Carla Zambelli
- Julia Zanatta
- Delegado Caveira
- Mario Frias
- Coronel Meira
- Maurício Marcon
- Paulo Bilynskyj
- Sgt Fahur
- Delegado Fabio Costa
- Carlos Jordy
- Gustavo Gayer
- Sgt Gonçalves
- Kim Kataguiri
- Bia Kicis
- General Girão
- Luiz Philippe
- Nikolas Ferreira
- Alfredo Gaspar
- Rosangela Moro
- Gilvan da Federal
- Carol de Toni
- Amália Barros
- Domingos Sávio
- Ramagem
- Nicoletti
- Messias Donato
- André Fernandes
- Marcelo Álvaro Antônio
- Eros Biondini
- Junio Amaral
- Coronel Telhada
- Marcel Van Hattem
- José Medeiros
- Zucco
- Daniel Freitas
- Zé Trovão
- Daniela Reinehr
- Capitão Alden
- Filipe Martins
- Bibo Nunes
- Adriana Ventura
- Gilberto Silva
- Cel Chrisóstomo
- Sanderson
- Giovani Cherini
- Filipe Barros
- Cristiane Lopes
- Capitão Augusto
- Gilson Marques
- Coronel Fernanda
- Eduardo Bolsonaro
- Any Ortiz
- Marco Feliciano
- Adilson Barroso
- Chris Tonietto
- Silvio Antonio
- Ricardo Salles
- Silvia Waiãpi
- Abilio
- Marcio Alvino
- Jefferson Campos
- Rodrigo Valadares
- Marcelo Moraes
- Delegado Éder Mauro
- Rodolfo Nogueira
- Dr. Frederico
- Clarissa Tercio
- Evair Vieira de Melo
- Eli Borges
- Coronel Assis
- Luiz Lima
- Coronel Ulysses
- Dr. Jaziel
- Capitão Alberto Neto
- Mariana Carvalho
- Roberto Duarte
- Marcos Pollon
- Magda Mofatto
- Dayany Bittencourt
- Maurício Souza
- Fernando Rodolfo
- Roberta Roma
- Alberto Fraga
- Reinhold Stephanes Jr
- Lincoln Portela
- Miguel Lombardi
- Dr. Zacharias Calil
- Professor Alcides
- Rosana Valle
- Hélio Lopes
- Pedro Lupion
- Pastor Eurico
- Delegado Palumbo
- Zé Vitor
- Lucas Redecker
- Dr. Fernando Maximo
- Thiago Flores
- Dr Luiz Ovando
- Roberto Monteiro
- General Pazuello
- Luciano Galego
- Afonso Hamm
- Osmar Terra
- Covatti Filho
- Pedro Westphalen
- Geovania de Sá
- Nelsinho Padovani
- André Ferreira
- Gerlen Diniz
- Ana Paula Leão
- Dilceu Sperafico
- Vermelho Maria
- Franciane Bayer
- Joaquim Passarinho
- Vicentinho Júnior
- Fred Linhares
- Sostenes Cavalcante
- Amaro Neto
- Dep. Carlos Sampaio
- Mendonça Filho
- Silvia Cristina
- Maurício Carvalho