O Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, popularmente conhecido como Sambódromo, foi palco na quinta-feira (1º/02) do desfile de oito escolas de samba do grupo de acesso B do Carnaval amazonense de 2024. Com o objetivo de garantir uma vaga no grupo de acesso A, as agremiações apresentaram seus sambas de enredo em uma noite repleta de brilho, ritmo e emoção.
O evento, que faz parte das ações do Carnaval na Floresta promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e órgãos municipais, contou com a presença do secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, que destacou a importância do apoio ao Carnaval no Amazonas.
“Carnaval na Floresta é uma celebração da cultura e da tradição amazonense. Convidamos a toda a população para prestigiar este evento, que traz alegria e diversão para todos os amazonenses”, afirmou o secretário.
O desfile teve início com a Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu, seguida pela Grêmio Recreativo Escola de Samba Legião de Bambas, que homenageou as mães do Brasil em seu enredo. A diversidade e a inclusão foram celebradas pela Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões do Parque, enquanto a Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados destacou a importância da comunicação ao longo da história.
A Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Mauá pediu paz ao mundo, enquanto o Grêmio Recreativo Escola de Samba Ipixuna homenageou o Amazonas Futebol Clube, atual campeão da série C. A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Coophasa mergulhou no universo dos jogos e a Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente da Raiz prestou uma emocionante homenagem ao tenente coronel Lima Junior, destacando sua coragem e amor pela Amazônia.